Após compreender a construção social do Ser Humano no Ensino Infantil e a amplitude das diversas ciências no Ensino Fundamental I, os alunos passarão por uma imersão teórica ao longo do Ensino Fundamental II.
Aqui, será necessária uma forte disciplina de estudos para compreender e questionar as bases teóricas nos campos da Natureza, Humanidade, Linguagens e Matemática.
Já no primeiro ano do Ensino Infantil, é necessário desenvolver habilidades de distinção entre o concreto e o abstrato em nossos alunos.
Para isso, utilizamos a prática da leitura de textos e poemas que compreendem sentimentos abstratos como união, alegria, amor, paz, felicidade, entre outros.
A prática da aprendizagem por Projetos no Ensino Fundamental II acontece com uma visão mais crítica dos alunos e de forma interdisciplinar.
Desse modo, podemos nos aprofundar em temas como Impostos, Renda, Emprego, Saúde, Pobreza, entre outros, como, por exemplo, nossa feira dos Impostos interdisciplinar, que aborda desde matemática até geografia, história e ciências.
O incentivo à responsabilidade e autonomia faz parte do Ensino Fundamental II Mundaí. Em práticas como a Feira das Ciências, os alunos, em forma interdisciplinar, criam temas e apresentam por conta própria o conteúdo por eles escolhido.
Ser criativo é uma habilidade extremamente requisitada no século XXI. Desse modo, estimulamos a prática dessa habilidade ao longo do Ensino Fundamental II.
Na disciplina de artes, por exemplo, os alunos criam uma peça de teatro, desde o roteiro até o figurino e, em seguida, apresentam aos outros alunos da Escola.
A imersão e a construção da responsabilidade socioambiental acontece ao longo de todo o ciclo de formação da Escola Mundaí.
Com o objetivo de construir um cidadão global consciente, criamos a Operação Praia Limpa que busca conscientizar os alunos sobre as causas e consequências da destruição do meio ambiente, além de desenvolver comportamentos e atitudes de Lideranças Empreendedoras como autoresponsabilidade, proatividade, visão, entre outras.
Acreditamos que a prática da meritocracia e do reconhecimento fomenta o desenvolvimento dos alunos no campo da autoconfiança.
Ao longo do Ensino Fundamental II, continuamos a estimular práticas meritocráticas, como, por exemplo, a competição de Redação Mundaí, na qual os alunos se empenham para criar a melhor redação a fim de serem premiados tanto com medalhas quanto em forma monetária.
Sabemos que a densidade nos estudos exigidos ao longo do Ensino Fundamental I não é fácil e é muito cansativa. Desse modo, buscamos ao longo do ano realizar práticas que favoreçam a diversão e o bem-estar dos alunos como, por exemplo, aulas de Educação Física na praia.
Com essa iniciativa, podemos explorar um ambiente diferente, praticar a diversão e a promoção da saúde física e emocional dos alunos.
A motivação às diferentes formas de expressar amor e envolver a família no desenvolvimento do aluno faz parte do dia a dia da Escola Mundaí.
Um lindo piquenique em comemoração ao Dia das Mães, em um dos mais belos parques da cidade, é apenas uma das formas de praticarmos isso.